Ultrassom de Mama

O ultrassom de mama utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar uma imagem digital e em preto e branco dos tecidos e estruturas mamárias. Também é chamado de ultrassom mamário.

Os médicos costumam solicitar este exame para avaliar tamanho e forma dos nódulos mamários. Assim, possibilitando determinar se existe a chance de serem tumores ou cistos.

Ultrassom Mamário

Diferente dos exames de raio x e tomografias, o ultrassom não usa radiação. Desta forma, os médicos comummente o recomendam para indivíduos que, por algum motivo de saúde, não são elegíveis para as técnicas de imagem baseadas em radiação, como gestantes ou mulheres com implantes mamários, por exemplo.

Esse exame de imagem também ajuda a guiar uma agulha de biópsia para coletar os tecidos para teste. O procedimento é chamado de biópsia guiada por ultrassom.

O ultrassom de mama também é útil para:

• avaliar descarga mamilar incomum
  • inflamação dos tecidos mamários
  • monitoramento de implantes
  • avaliar sintomas, como dor no peito, vermelhidão ou inchaço
  • examinar alterações da pele, como descoloração
  • monitorar nódulos mamários suspeitos
  • verificar os resultados de outros testes de imagem

Preparo para o Exame

Evitar aplicar loções na pele no local que será examinado, pois isso pode diminuir a precisão das imagens. Utilizar objetos de metal no corpo também pode interferir nos resultados, por isso é importante evitar usar joias ou relógio.

Algumas mulheres podem se sentir mais confortáveis ​​com uma ultrassonografista. Aquelas que desejam que uma mulher faça o ultrassom na mama conversar antecipadamente para ver a possibilidade. Utilizar roupas confortáveis e de fácil remoção, para facilitar e agilizar a avaliação.

O ultrassonógrafo examinará todos os tecidos e estruturas da mama e fará imagens fixas em vários locais e de vários ângulos diferentes. Grande parte dos ultrassons de mama duram de 15 a 30 minutos e geralmente são indolores, a menos que o nódulo esteja sensível.

Resultado do Ultrassom de Mama

Se o ultrassom de mama detectar algum nódulo sólido, os resultados por si só não serão o suficiente para confirmar, ou não, a existência de um câncer ou outros problemas. Geralmente é solicitado uma ressonância magnética e biópsia para uma avaliação mais profunda, acompanhando os resultados do ultrassom.

As causas mais comuns de nódulos mamários não cancerígenos incluem:

• cistos
  • seios fibrocísticos
  • papiloma intraductal
  • fibroadenoma
  • nódulos gordurosos
  • hiperatividade nas glândulas mamárias
  • alterações hormonais
  • terapias ou medicamentos
  • infecção da mama

Alguns fatores influenciam a velocidade com que os resultados estão disponíveis. Incluem:

• o risco dos sintomas e a necessidade de tratamento imediato
  • se o médico precisa de mais informações para interpretar os resultados
  • se o médico precisa comparar os resultados com ultrassons anteriores ou com os resultados de outros exames de imagem
  • se os sintomas podem ser o resultado de uma condição subjacentes

Agende Seu Exame

Agende seu exame de Doppler (Ultrassom) por telefone ou Whatsapp. É só nos ligar ou clicar em um dos botões abaixo.

Agende sem demora

Agende sua consulta ou exame até para o mesmo dia.

Exames mais baratos

E com parcelamento sem juros.

Em um só lugar

Faça seus exames e consultas sem ter que ficar se deslocando enter unidades diferentes.

Serviços Médicos

Tenha um atendimento completo, imediato e por valores muito mais acessíveis. Caso precise realizar exames ou de mais alguma outra especialidade, conte a Clínica Maiore! É só clicar em uma das imagens abaixo.