Ultrassom Morfológico

O ultrassom morfológico é a principal ultrassonografia realizada durante a gravidez, e acontece geralmente na vigésima semana. Contudo, a ultrassonografia morfológica pode ser realizada a qualquer momento entre 18° a 22°a semanas de gestação. Nesse período o bebê desenvolveu-se de modo que que torna possível examinar seus órgãos.

O exame pode levar cerca de 45 minutos até 1 hora. São avaliadas as diferentes partes do bebê, para confirmar se o crescimento está satisfatório em relação ao esperado para o período.

Enquanto a maioria das imagens é direcionada ao bebê, outros órgãos como a placenta, o cordão umbilical e o líquido amniótico também são checados. Já o fluxo sanguíneo para o útero será avaliado pelo Ultrassom Doppler. Muitas vezes, o sexo do bebê já pode ser identificado, mas lembre-se de avisar ao médico se deseja saber!

Image

Como é o Ultrassom Morfológico?

O sonógrafo levará a gestante até a sala de digitalização. Será solicitado que deite na mesa e exponha sua barriga. Uma toalha será dobrada nas calças para evitar que o gel caia sobre as roupas. É aplicado um gel transparente, que facilita a captação das imagens, e o sonógrafo move a sonda sobre a barriga para coletar as informações.

Riscos do Exame de Ultrassom

O ultrassom morfológico é realizado há muitos anos, sendo considerado seguro para a gestante e seu bebê. Ocasionalmente, há algum pequeno desconforto causado pela pressão da sonda na bexiga. Se isso for extremamente doloroso, informe ao seu médico.

Infelizmente, um ultrassom com resultados normais não garante que o bebê nasça sem nenhum problema. Infelizmente existem muitas condições de saúde que não podem ser determinados por meio de imagens, além do bebê ainda ter mais 20 semanas para continuar a crescer e se desenvolver.

 

 

Benefícios

  • Ver o desenvolvimento do bebê
  • Detectar mais de uma gestação
  • Avaliar o coração e o cérebro
  • Identificação de anormalidades precoces
  • Descobrir o sexo, na maioria dos casos
  • Não oferece riscos

O Que é Uma Ecografia?

Uma ecografia utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens do interior do corpo e do seu bebê. As ondas sonoras são usadas em vez da radiação, o que as torna seguras.

Quanto Tempo Demora e Quanto o Ultrassom Morfológico?

O exame de imagem leva aproximadamente 45 minutos, mas é bom que a paciente se prepara para gastar mais tempo do que isso. Ocasionalmente, não é possível digitalizar tudo por causa da posição do bebê, ou da placenta. O IMC também afeta na ultrassonografia, dificultando a captação das imagens. Em alguns casos é preciso remarcar para concluir a verificação completamente.

Acompanhantes Durante o Ultrassom

As captações de imagens são exames médicos sérios e o sonógrafo precisa se concentrar para fornecer o melhor serviço possível. Por isso, o número de acompanhantes é reduzido ao mínimo.

Agende Seu Exame

Agende seu exame de Doppler (Ultrassom) por telefone ou Whatsapp. É só nos ligar ou clicar em um dos botões abaixo.

Image

Agende sem demora

Agende sua consulta ou exame até para o mesmo dia.
Image

Exames mais baratos

E com parcelamento sem juros.
Image

Em um só lugar

Faça seus exames e consultas sem ter que ficar se deslocando enter unidades diferentes.

Serviços Médicos

Tenha um atendimento completo, imediato e por valores muito mais acessíveis. Caso precise realizar exames ou de mais alguma outra especialidade, conte a Clínica Maiore! É só clicar em uma das imagens abaixo.