Ultrassom Obstétrico

O ultrassom obstétrico, popularmente chamado de ecografia, ou ultrassom pré-natal, pode identificar e diagnosticar defeitos congênitos e condições genéticas hereditárias. Esse é um exame que projeta uma imagem do feto no útero, visando identificar anomalias na sua formação.

Basicamente o exame é realizado com uma sonda que produz ondas sonoras no corpo. Uma imagem é projetada em um monitor ao lado, com base nos reflexos das ondas captadas. O uso adequado do ultrassom obstétrico não apresenta riscos físicos para a gestante ou para seu bebê.

Image

Utilidade do Ultrassom Pré-Natal

  • Confirmar o estágio da gravidez
  • Avaliar a continuação de uma gravidez
  • Identificar uma gravidez múltipla (gêmeos)
  • Verificar a posição da placenta
  • Checar a quantidade de líquido amniótico
  • Verificar o desenvolvimento físico do feto
  • Diagnosticar defeitos congênitos e/ou condições hereditárias

 

Um ultrassom obstétrico pode detectar anormalidades físicas, como por exemplo:

 

  • Anormalidades na estrutura e função do coração
  • Ossos curtos ou ausentes no braço ou perna
  • Falha do fechamento normal do tecido na área do palato labial
  • Anormalidades do cérebro, crânio, coluna vertebral e medula

Como é o Exame?

Existem duas maneiras de realizar o ultrassom obstétrico: ecografia abdominal e ultrassonografia vaginal.

A ecografia abdominal é o procedimento mais comum e pode ser útil em qualquer estágio da gravidez. Um gel especial é aplicado no abdômen para facilitar que as ondas sonoras passem do transdutor para o útero, oferecendo assim imagens com mais qualidade. A bexiga deve estar confortavelmente cheia para obter uma imagem nítida do ultrassom.

O Ultrassom vaginal é menos realizado. Costuma ser restrito ao primeiro trimestre da gravidez. Diferente da ecografia, a bexiga precisa ser completamente esvaziada para realizar esse método.

Quando é Necessário o Ultrassom?

Geralmente no primeiro trimestre é comum a realização para confirmar a gestação. Esse ultrassom obstétrico pode ser implementado como parte de uma triagem entre 11 e 14 semanas, principalmente para rastrear a Síndrome de Down. Essa triagem envolve um exame de sangue para medir dois hormônios, B-HCG e PAPP-A gratuitos, além de uma ecografia.

É comum que o médico ofereça também uma ultrassonografia, chamada de 'anatomia fetal', entre 18 e 20 semanas. Essa é uma verificação específica para identificar a presença de anormalidades físicas no bebê. A capacidade de diagnosticar anormalidades físicas depende de alguns fatores, como o equipamento utilizado, a posição do feto, o estágio da gravidez e do examinador.

Resultados do Ultrassom

Caso uma anormalidade no feto for identificada, isso pode sugerir a presença de um defeito de nascimento e / ou condição hereditária. O médico pode recomendar outros exames para diagnostico pré-natal, como amniocentese ou amostragem de vilosidades coriônicas. Esses testes podem excluir ou confirmar definitivamente a presença de um defeito de nascimento específico. O ultrassom é geralmente utilizado para orientar esses procedimentos.

Agende Seu Exame

Agende seu exame de Doppler (Ultrassom) por telefone ou Whatsapp. É só nos ligar ou clicar em um dos botões abaixo.

Image

Agende sem demora

Agende sua consulta ou exame até para o mesmo dia.
Image

Exames mais baratos

E com parcelamento sem juros.
Image

Em um só lugar

Faça seus exames e consultas sem ter que ficar se deslocando enter unidades diferentes.

Serviços Médicos

Tenha um atendimento completo, imediato e por valores muito mais acessíveis. Caso precise realizar exames ou de mais alguma outra especialidade, conte a Clínica Maiore! É só clicar em uma das imagens abaixo.