Ultrassonografia em Campo Grande

A ultrassonografia é um exame que utiliza de ondas sonoras de alta frequência, chamdas de ultrassom, para gerar imagens de órgãos internos e outros tecidos. Um dispositivo chamado transdutor converte a corrente elétrica em ondas sonoras, que são transmitidas para os tecidos do corpo do paciente.

As ondas sonoras se chocam com as estruturas dos órgãos e são refletidas de volta para o transdutor, que converte estas ondas em sinais elétricos.

O computador converte os sinais elétricos em imagem, que é exibida no monitor e registrada tudo em vídeo ou como uma imagem digital de computador. A ultrassonografia é um exame indolor, relativamente barato e muito segura, mesmo durante a gestação.

Image

Procedimentos para a Ultrassonografia

Caso o exame seja realizado no abdômen, é comum pedir à pessoa que não coma ou beba por algumas horas antes do exame. Normalmente, o enfermeiro ou médico aplica um gel espesso na pele da sobre a área a ser examinada, para garantir uma boa transmissão do som e imagens precisas. Um transdutor portátil é colocado sobre a pele e movido sobre a área a ser avaliada.

Para examinar algumas partes do corpo, o examinador insere o transdutor no local, como, por exemplo, na vagina para ter uma imagem melhor do útero e dos ovários, ou no ânus, para ter uma imagem da glândula próstata.

Para realizar um ultrassom do coração, o examinador conecta o transdutor a um tubo de visualização, chamado endoscópio, e o passa através da garganta para o esôfago. Esse procedimento é chamado de ecocardiograma transesofágico. O paciente pode retomar suas atividades normais imediatamente depois do exame.

Curiosidades Sobre a Ultrassonografia

A ultrassonografia e a imagem por ressonância magnética (IRM) não usam raios X.

As imagens do ultrassom são adquiridas rápido o suficiente que mostram o movimento dos órgãos em tempo real.

Os movimentos dos batimentos cardíacos dos bebês ainda em gestação podem ser vistos, mesmo quando ainda é um feto.

A ultrassonografia é utilizada para identificar crescimentos e objetos estranhos que estão próximos à superfície do corpo, como na glândula tireoide, mamas, testículos e membros, e também em alguns nódulos linfáticos.

As pessoas que foram especificamente treinadas para realizar exames de ultrassom são chamadas de sonógrafos.

A ultrassonografia é comumente usada para avaliar o seguinte: 

  • No coração: para detectar anormalidades nos batimentos, nas estruturas, como válvulas cardíacas defeituosas e aumento anormal das câmaras ou paredes do coração
  • Vasos sanguíneos: por exemplo, para detectar dilatações ou estreitamento
  • Vesícula e trato biliar: por exemplo, para detectar pedras na vesícula e bloqueios dos dutos biliares
  • Baço, fígado e pâncreas: por exemplo, para detectar tumores e outros distúrbios
  • Trato urinário: para distinguir cistos benignos de massas sólidas nos rins, ou detectar bloqueios, como pedras ou outras anormalidades estruturais nos rins, nos ureteres ou na bexiga
  • Órgãos reprodutores femininos: por exemplo, para detectar tumores e inflamações nos ovários, nas trompas de Falópio ou no útero (Exames para distúrbios ginecológicos: Ultrassonografia)
  • Gravidez: por exemplo, para avaliar o crescimento e o desenvolvimento do feto, e para detectar anormalidades da placenta (como uma placenta deslocada, chamada de placenta prévia – Ultrassonografia)


A ultrassonografia também pode ser usada para guiar os médicos quando eles removem uma amostra de tecido para análise (biópsia). O exame de ultrassom pode mostrar a posição do instrumento da biópsia e também a área em que a biópsia será feita (como uma massa). Assim, os médicos podem ver onde inserir o instrumento e poderão guiá-lo corretamente.

Ultrassonografia e suas Variações

As informações sobre o ultrassom podem ser exibidas para análise de várias maneiras:

  • Com picos em um gráfico, usado para exames oculares
  • Com imagens anatômicas bidimensionais, utilizado durante a gravidez para avaliar o feto em desenvolvimento
  • Com ondas exibidas continuamente para avaliar estruturas em movimento, usado para examinar o batimento cardíaco do feto ou para avaliar valvulopatias

Ultrassonografia com Doppler

A ultrassonografia com Doppler usa as alterações que ocorrem na frequência das ondas sonoras, quando elas são refletidas de um objeto em movimento (chamado de efeito Doppler). Em um exame médico de diagnóstico por imagem, os objetos em movimento são os glóbulos vermelhos do sangue.

Portanto, a ultrassonografia com Doppler pode ser utilizada para avaliar: 

  • Se o sangue está fluindo corretamente
  • Quão rápido ele flui
  • Em que direção ele flui
  • Para avaliar quão bem o coração está funcionando
  • Para detectar vasos sanguíneos obstruídos
  • Para detectar artérias estreitadas

Desvantagens da Ultrassonografia

A inserção do transdutor no corpo pode causar um pouco de desconforto no paciente. Às vezes, quando um transdutor é inserido, o tecido é danificado, provocando pequenas hemorragias.

Osso ou gás podem bloquear a ultrassonografia. Portanto, sua utilização para obter imagens de certas estruturas (como as posicionadas atrás de osso ou gases) é muito difícil.

Image

Agende sem demora

Agende sua consulta ou exame até para o mesmo dia.
Image

Exames mais baratos

E com parcelamento sem juros.
Image

Em um só lugar

Faça seus exames e consultas sem ter que ficar se deslocando enter unidades diferentes.

Serviços Médicos

Tenha um atendimento completo, imediato e por valores muito mais acessíveis. Caso precise realizar exames ou de mais alguma outra especialidade, conte a Clínica Maiore! É só clicar em uma das imagens abaixo.